- Stenio Moura
A Era do Crescimento Sustentável

Já reparou que nunca se falou tanto sobre como crescer?
E também nunca se falou tanto como o crescimento precisa ser sustentável, ou seja, que seja duradouro e resista às inúmeras novas condições que o mundo coloca? Vivemos um momento em que o crescimento precisa durar à momentos de muita dificuldade.
Não estou falando de empresas e negócios.
Estou falando das nossas carreiras.
Crescer na carreira é de fato algo subjetivo e precisa estar atrelado a uma série de variáveis que são definidas por cada ser-humano na hora de pensar seu presente e futuro profissional. Porém, o que é certo é que não dá mais para colocarmos todo mundo dentro de caixas e falar: É ASSIM QUE VOCÊ TEM QUE SER.
De um tempo pra cá, especialmente na explosão dos gurus digitais, o que se viu foi a ditadura da alta-performance com o conceito de "VOCÊ TEM QUE SER ASSIM" para conseguir o que você quer. Minha ideia aqui não é defender que não precisemos assumir alguns comportamentos para crescer e para alcançar os nossos objetivos mas, o que quero refletir aqui com você é: Você já parou pra pensar nos seus objetivos de carreira?
Estou dizendo isso porque de fato, para você chegar a CEO de uma multinacional, talvez você TENHA QUE fazer algumas coisas que estão muito além daquilo que você quer. Porém, o que vi muito, e também vivi, foi aquela sensação de que se não for do jeito que estão me falando, não conseguirei alcançar nada. E, na verdade, é um pouco diferente disso.
Antes de qualquer plano, você precisa ter um destino.
Já diz o ditado que "se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve."
Porém, se você deixar que o seu destino seja traçado por outras pessoas, definitivamente você não só não saberá para onde está indo, como também pode estar à caminho de um lugar que você não quer e nem se deu conta disso. Já pensou?
Pois é. Isso aconteceu comigo bastante até que caí na real e me perguntei: "Ué, mas o que realmente eu quero?"
Essa pergunta gera uma resposta que não é definitiva, afinal somos seres que mudam o tempo inteiro porque o nosso entorno muda o tempo inteiro. Ou você teve clareza há 5 anos atrás de onde estaria hoje? Eu não, e me arrisco a dizer que poucos de nós teve.
Por isso, o que quero deixar como provocação nesse breve texto é: mude conforme as necessidades e busque aquilo que faz sentido pra você. Ouça sim o que os outros tem a dizer, mas não leve como verdade absoluta. Leve como reflexão e inspiração.
Na era do crescimento sustentável, as suas decisões só irão durar, se forem suas.
Concorda?
Para mais reflexões assim, me siga no Instagram: @steniomouraoficial
Fui e Energia ó, lá em cima.