top of page
  • Stenio Moura

O caos não vai passar.


Emails que não param de chegar.

Cada nova tarefa parece que já chega com o selo de: "É pra ontem".

Reuniões online, e agora presenciais também, que não param de acontecer. Uma atrás da outra.

Rotinas estressantes e uma pressão cada vez maior por resultados.

Além disso tudo, uma vontade enorme de conciliarmos nossa vida pessoal com tudo que o trabalho nos exige.

Em um momento de angústia e desespero, não dá pra simplesmente jogar tudo pro alto. Tem boleto vencendo.

Então como dar conta de tudo? Como fazer esse caos passar?

Não tem como. O caos não vai passar.

Mas conseguimos ordená-lo.

Não tenho a audácia de dizer que ao ler esse texto você resolverá todos os seus problemas. Até porque sempre aparecem problemas novos que precisam de novas formas de serem solucionados.

Também não acredito que, ao aplicar o que listarei aqui, você tornará um expert da produtividade e da eficiência. Até porque, como diz o Sensei do Judô do meu filho: "Se acreditarmos que sabemos de tudo, é aí que não sabemos de nada.”

Diante do caos inevitável, o que podemos fazer, em primeiro lugar, é nos perguntar: "O que eu posso fazer?”

Os emails não pararão. Aumentarão.

As reuniões continuarão. Talvez, cada vez mais.

A pressão por resultados? Você já deve saber o que acontecerá daqui pra frente em um mundo cada vez mais instável certo?

Para explicar o que fazer com tudo isso ao mesmo tempo, recorro ao meu esporte favorito. O futebol.

Ao longo de um jogo, um jogador recebe centenas de passes e, ao receber a bola, sempre precisa tomar uma decisão. Ou passa, ou carrega a bola, ou chuta.

Porém, antes da ação, vem uma pré-ação, ou uma ação preparatória. O domínio.

Sem dominar a bola, qualquer ação escolhida não será bem executada, mesmo que seja uma boa escolha.

Se a bola chegar pingando toda torta e o jogador tentar passá-la, mesmo com a habilidade de um Cristiano Ronaldo, você precisará de uma energia muito maior e uma capacidade técnica elevadíssima para passar corretamente a bola.

Se a bola chegar em uma velocidade acelerada, mesmo que você tenha a capacidade do Messi, a chance de chutar ao gol de primeira, fará você correr um risco muito grande de isolar a bola.

Então o que fazer.

Domina a bola e coloca no chão.

Essa é nossa primeira e única tarefa antes de agir.

Dominar a bola significa organizar antes de agir.

Dominar a bola significa pensar antes de falar.

Dominar a bola significa respirar antes de tomar uma decisão.

Qualquer domínio de bola leva uma fração de segundos. E é a mesma coisa para o caos que chegar e se instalar. Ele vai chegar.

O caos vai chegar e, junto com ele, uma emoção fortíssima de descontrole.

Essa sensação pode gerar ansiedade e stress elevado, o que te deixará cego para o que deve ser feito.

Portanto, a melhor coisa a fazer se não sabe o que fazer, é dominar a bola.

A melhor coisa a fazer se está tudo um caos, é organizar.

Invista pelo menos 60% do seu tempo organizando e planejando antes de agir. Mas aja.

Quem organiza e se planeja, age mais focado, mais eficiente e, consequentemente, mais rápido e melhor.

Não sei quais são as bolas quadradas que você anda recebendo na sua vida pessoas e no seu trabalho.

O que posso te dizer é: Domina a bola e joga simples.

Agora um convite pra você.

Quer se aprofundar nesse tema?

O Ordem no Caos é o meu curso online onde eu explico como você domina qualquer bola de qualquer tipo que chegue pra você.

Para conhecer mais clique aqui.

Abs

Stenio

3 visualizações0 comentário
bottom of page